PRESTES: COM A REVOLUÇÃO, RUMO AO SOCIALISMO!

 

Neste 3 de janeiro de 2019, 121º Aniversário de LUIZ CARLOS PRESTES (03/01/1898 – 07/03/1990), quero evocar sua concepção sintetizadora fundamental sublinhada por Florestan Fernandes: “a revolução socialista formulada como ‘única via’ da liberdade, da igualdade e da democracia da maioria, é posta no eixo da autoemancipação das classes trabalhadoras e das massas populares” (FERNANDES, F. - O Herói Sem Mito, março 1990). 

A luta pelo socialismo era concebida por Prestes como o único caminho para a superação da “pré-história da sociedade humana”. Necessitamos mais do que nunca superar a sociedade capitalista: não só para libertar o trabalho da exploração e miséria gerada por seu aprisionamento no círculo vicioso do domínio do capital; não só para liberar nossas capacidades e instaurar um controle socialista democraticamente planejado da produção e reprodução da sociedade, igualitário e não antagônica. Necessitamos mais do que nunca superar a sociedade capitalista e avançar na transição ao socialismo para nos colocar a salvo do advento da barbárie, e talvez autodestruição, que seria provocado pela continuidade do domínio do capital em crise estrutural. A questões que Prestes coloca são preciosas porque tratam: não só da possibilidade, objetiva e desejável, do socialismo; não só da sua necessidade prática e racional; mas de como lutar de modo consequente para chegar ao socialismo a partir da nossa situação histórica concreta. 

Leia mais...

Calúnia e falsificação histórica: a tática das classes dominantes e dos oportunistas para combater o legado de Luiz Carlos Prestes

Por Davi Machado Perez / PCLCP - SC

Há um episódio da trajetória de Luiz Carlos Prestes e do movimento comunista no Brasil que é sistematicamente manipulado ou falsificado pelos intelectuais orgânicos das classes dominantes com o objetivo de combater ou ocultar a imagem histórica do Cavaleiro da Esperança. As conclusões rasas sobre o fato são costumeiramente utilizadas como “saída pela tangente” para qualquer debate político que envolva o legado de Prestes. Trata-se do apoio que os comunistas deram à política de Getúlio Vargas quanto este se colocou ao lado dos aliados e contra o nazi-fascismo no desfecho da Segunda Guerra Mundial. As falsificações grosseiras sobre o fato e os seus antecedentes são constantemente reproduzidas por aqueles que estão enganando ou pelos que estão enganados.

Leia mais...

Hoje: Anita Prestes lança novo livro em Florianópolis

Leia mais...

Anita Prestes, a filha do "Cavaleiro da Esperança"

Em depoimento, Anita conta um pouco de sua história e sua relação com o pai, Luiz Carlos Prestes, que é tema de sua biografia política recém lançada pela Boitempo: "Luiz Carlos Prestes, um comunista brasileiro".

Leia mais...

II Jornada de Estudos Marxistas da UFRJ

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2