Calúnia e falsificação histórica: a tática das classes dominantes e dos oportunistas para combater o legado de Luiz Carlos Prestes

Por Davi Machado Perez / PCLCP - SC

Há um episódio da trajetória de Luiz Carlos Prestes e do movimento comunista no Brasil que é sistematicamente manipulado ou falsificado pelos intelectuais orgânicos das classes dominantes com o objetivo de combater ou ocultar a imagem histórica do Cavaleiro da Esperança. As conclusões rasas sobre o fato são costumeiramente utilizadas como “saída pela tangente” para qualquer debate político que envolva o legado de Prestes. Trata-se do apoio que os comunistas deram à política de Getúlio Vargas quanto este se colocou ao lado dos aliados e contra o nazi-fascismo no desfecho da Segunda Guerra Mundial. As falsificações grosseiras sobre o fato e os seus antecedentes são constantemente reproduzidas por aqueles que estão enganando ou pelos que estão enganados.

Leia mais...

Hoje: Anita Prestes lança novo livro em Florianópolis

Leia mais...

Anita Prestes, a filha do "Cavaleiro da Esperança"

Em depoimento, Anita conta um pouco de sua história e sua relação com o pai, Luiz Carlos Prestes, que é tema de sua biografia política recém lançada pela Boitempo: "Luiz Carlos Prestes, um comunista brasileiro".

Leia mais...

II Jornada de Estudos Marxistas da UFRJ

Leia mais...

Boitempo lançará novo livro de Anita Leocádia Prestes: “Luiz Carlos Prestes, um comunista brasileiro”

Nesta aguardada biografia, a historiadora Anita Leocadia Prestes, filha do líder com a também comunista Olga Benario Prestes, narra os momentos-chave da atuação política de seu pai, um dos grandes personagens da história brasileira. Sua participação no movimento tenentista – especialmente na Marcha, entre 1924 e 1927, da Coluna que levou seu nome – e no levante antifascista contra Getúlio Vargas inscreveu o nome desse revolucionário singular na trajetória político-social do país.

Leia mais...

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2