Colômbia e Brasil: acordo para fabricação de aeronaves militares

Os Ministros de Defesa reforçam estratégias para enfrentar o crime transnacional.

Nesta quarta-feira, os Ministros de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e do Brasil, Celso Amorim, realizarão uma reunião bilateral com a qual se espera fortalecer o nível político e estratégico da relação de ambos os países em matéria de segurança fronteiriça, proteção da fauna, flora e processos de integração nacional.

No encontro, serão discutidas estratégias comuns para o enfrentamento do crime transacional. A conservação dos recursos naturais da Amazônia e os mecanismos de cooperação militar são alguns dos temas a serem tratados pelos Ministros de Defesa no encontro binacional.

Igualmente, esperam avançar na consolidação da cooperação militar, com o desenvolvimento de vários projetos como o do avião KC-390 (aeronaves militares de transporte de carga média), permitiria impulsionar a indústria aeronáutica colombiana, o da Patrulha Amazônica, com a qual se poderá lutar, de maneira conjunta, contra o crime transnacional na região amazônica e produzir lanchas para a patrulha dos rios.

Do mesmo modo, se espera que o encontro seja o cenário para concretização do intercâmbio de experiências e capacitação nos temas de inteligência, operações de paz, direitos humanos e implantação de sistemas de vigilância e controle fronteiriço.

Na reunião, o Ministro Pinzón vislumbra que seu par brasileiro apoie a iniciativa de organizar uma instância na UNASUR que se ocupe da luta contra o crime organizado transnacional no continente. Este tema será um dos pontos centrais a serem tratados na reunião de Ministros de Defesa da UNASUR, que se realizará na próxima quinta e sexta-feira, em Cartagena.

Publicado por El Espectador (Colômbia),

Fonte: http://www.elespectador.com/noticias/judicial/articulo-343113-colombia-y-brasil-cerraran-acuerdo-fabricar-aeronaves-militares

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

 

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2