Comunistas paraguaios voltam à legalidade depois de 66 anos


Assunção, 12 maio (Prensa Latina) O Partido Comunista Paraguaio (PCP) celebrou em praça pública desta capital seu retorno à legalidade, justamente no 66° aniversário de sua proibição.

O Tribunal Supremo de Justiça Eleitoral reconheceu a vigência da organização e seu direito a participar nas eleições de abril do 2013, pondo fim à proibição legal de sua existência, marcada pela sua luta decidida contra a ditadura de Alfredo Stroeener (1954-1989).

A organização realizou um festival frente ao Panteão dos Heróis, com a participação de artistas populares e representações de diferentes setores do partido e outros agrupamentos políticos que fazem parte do governante Frente Guasú.

Ao ato assistiu a direção histórica do PCP, encabeçada por Luis Casavianca, seu presidente, assim como os embaixadores de Cuba e da Venezuela, Bernardo Guanche e Javier Arrúe, respectivamente.
Também estiveram presentes a ministra de Saúde, Esperança Martínez, e o pré-candidato presidencial Luis Bareiro.

O secretário geral do Partido, Najeeb Amado, destacou que a volta à legalidade oficial chega após 66 anos de proibida a atividade da organização e é um momento histórico no qual se devolve um direito aos comunistas após décadas de luta.

Anunciou a comemoração anual, em maio, de uma Semana da Coragem, para desenvolver a ampla gama da cultura revolucionária e como encontro especial para a militância juvenil em combate contra um sistema de produção que explora e oprime o povo.

Amado agregou que o PCP ratifica seu compromisso com todos os processos revolucionários e especialmente com os povos de Cuba e Venezuela, Equador, Bolívia e outros da América Latina, porque eles são expressão de um novo mundo, melhor e socialista.

Bandeiras paraguaias e do partido, consignas com vivas a Fidel Castro e Hugo Chávez, assim como gravações com palavras do comandante Ernesto Che Guevara marcaram a emotiva demonstração.

Foto: JCP


Fonte: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=506044&Itemid=1

.

.

.

Multimídia

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.
Watching: Entrevista com Luiz Carlos Prestes em 1985 na Tv Paraná
Playlist: 0 | 1 | 2